Vuzix Smart Glass na Perspectiva de um Desenvolvedor

Sou usuário e desenvolvedor de Smart Glass (óculos inteligente) desde que fundei a Media Glass no final de 2014 (cerca de 3 anos atrás). Naturalmente, comecei a trabalhar com Smart Glass através do Google Glass, o mais conhecido nesse mercado. Com o tempo fui testando outros modelos de Glass e me apaixonei mesmo foi pelo Vuzix.

A empresa foi fundada em 1997 em Nova York para produzir tecnologias militares (vejam só!). Com o tempo acabou explorando o nicho dos Smart Glass e se especializando nesse mercado que até então estava em fase bem embrionária.

A Vuzix foi então desenvolvendo vários tipos de Smart Glass com finalidades específicas (alguns focados para o uso militar) até que em 2013 lançou o modelo M100 que foi anunciado como “um computador wearable baseado em Android equipado com um display monocular com funcionalidades e conectividade wireless projetado para usuários comerciais e profissionais”.

Eita, explica isso aí! Calma, é mais simples do que parece, é como se fosse um celular em formato de óculos.

VuzixM100-product-showcase

E para ser bem sincero não se trata apenas de uma comparação. Dentre todos os Smart Glass que eu já testei, é o Vuzix M100 que mais se aproxima da experiência de uso de um Smartphone. Veja porque:

Interface de Usuário semelhante a um Smartphone

O Vuzix M100 trabalha com uma versão modificada do Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich. Mas diferente de outros modelos de Smart Glass (como o Google Glass e o Sony SmartEyeGlass), o Vuzix mantém a interface de usuário de forma bem semelhante a um Android device como um Smartphone ou Tablet, com display colorido e navegação em formato de ícones. Isso torna a interface do Vuzix mais amigável para usuários pouco familiarizados com Smart Glass.

print_vuzix

O Google Glass, diferentemente, trabalha com display preto e branco e com navegação em formato de cards. Outros Smart Glass como o Sony e o ODG possuem seu modelo de navegação e interface próprios.

Navegabilidade

Como dito no tópico anterior, o Vuzix é provavelmente o Smart Glass que mais se assemelha a um smartphone. Isso torna a navegabilidade mais simples. Ele possui 3 botões: direita, esquerda e enter. O enter assume as funções dos botões home e back do celular. Os botões de direita e esquerda permitem que o usuário navegue entre os ícones ou percorra uma listagem de opções.

É claro que navegar em um Smart Glass usando botões não é a forma mais confortável. Por isso ele possui comandos de voz como “Move Left”, “Scroll Down”, “Select”, “Next”, “Go Back” etc. Esses comandos cobrem quase todas as tarefas no óculos e seus métodos podem ser reescritos pelo programador durante o desenvolvimento da aplicação.

Se nenhuma das duas formas de navegação te agradou você ainda pode usar seu celular para controlar o Vuzix. Aí já estamos entrando no tópico de baixo…

Pareamento com o Celular

O Vuzix pode ser pareado com o seu celular via bluetooth através do aplicativo Vuzix SG Manager. Através do pareamento, você pode controlar todas as operações do Vuzix através do celular.

Pode abrir aplicativos do Vuzix através do celular e até mesmo utilizar o celular como teclado e mouse, facilitado a digitação de senhas e navegação em alguns aplicativos. A única coisa que senti falta foi uma feature para fazer screencast do que está sendo visto no Vuzix para exibir no celular, como é possível fazer no Google Glass.

print_android

Sensor de Gestos

O Vuzix possui um sensor de gestos (Gesture Sensor) bastante poderoso. Através dele é possível identificar movimentos da cabeça do usuário e atrelar ações a esses movimentos.

No aplicativo da Pristine (app the vídeo conferência) por exemplo, quando o usuário recebe uma ligação ele pode atender simplesmente balançando a cabeça em tom de aprovação.

Outros Sensores

O Vuzix também está equipado com os principais sensores tradicionais do Android, como o GPS, Acelerômetro, Giroscópio, Gravidade, Orientação etc…

Recentemente desenvolvemos um aplicativo fantástico para uma empresa de esportes dos EUA utilizando esses sensores. Em breve falaremos sobre esse projeto aqui no blog.

Reconhecimento de Voz

O reconhecimento de voz do Vuzix é bem preciso. Melhor do que o do Google Glass na minha opinião. Ele possui uma série de comandos para permitir a navegação entre os apps do Vuzix ou dentro de um determinado app.

Ele não precisa de uma expressão como “OK Glass” para receber um comando de voz. A qualquer momento você pode falar o comando desejado como “Next”, “Previous”, “Go Back”, “Select” etc. Basta se certificar que o reconhecimento de voz está ligado. Ele indica com um ícone em formato de microfone que fica verde se estiver ligado e cinza se estiver desligado. Para ligar o reconhecimento de voz basta falar “Voice On”, para desligar basta falar “Voice Off”.

A ação atrelada a cada comando de voz pode ser definida pelo desenvolvedor no momento da programação da aplicação. Uma outra coisa interessante do Vuzix é que diferentemente dos outros Smart Glass, você pode solicitar para a Vuzix que fabrique comandos em outros idiomas, não apenas em inglês.

Ergonomia

O Vuzix é mais pesado do que o Google Glass, isso o torna um pouco desconfortável depois de muito tempo de uso. Mas nada que impacte muito o trabalho.

O braço e a posição do display são totalmente ajustáveis, permitindo que você regule a altura da tela para qualquer campo de visão. Outro detalhe interessante é que ele vem com uma peça que permite o encaixe dele tanto no lado direito do rosto quanto no lado esquerdo, atendendo perfeitamente tanto destros quando canhotos.

SDK de Desenvolvimento

Por ser ainda um Smart Glass pouco conhecido, a comunidade é praticamente inexistente. Mas ele possui uma documentação relativamente boa do próprio fabricante que explica como trabalhar com as APIs de Voice Recognition e Gesture Sensor, que são as principais APIs nativas da SDK. O restante é programação Android pura. É claro que, como a comunidade ainda é muito pequena, ainda é um pouco difícil para resolver os problemas e programar para a plataforma. Mas estamos criando toda uma base de conhecimento sobre o assunto e em breve vamos postando aqui.

—————————

Gostou do post? Qual outra plataforma Wearable você gostaria de ver em um review aqui? Escreve para gente: contato@mediaglass.com.br

 

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *