Aplicações de Wearables nos Esportes

Você de gosta de praticar corrida? Caminhada? Ciclismo?

Pois é, essas atividades têm se popularizado bastante, e com elas aplicativos como Strava, Nike+, Runkeeper etc. Muitas pessoas utilizam esses aplicativos colocando o celular preso no braço ou através de relógio ou pulseira inteligente (Smart Watch e Smart Band), os chamados Wearables (Tecnologias Vestíveis).

De todas as áreas que as Tecnologias Wearable poderão revolucionar, é provavelmente na área de esportes que essa revolução poderá ser observada mais rapidamente pela população em geral.

Veja abaixo algumas das aplicações (impressionantes) que as tecnologias wearable já possuem para os esportes e que quando amplamente adotadas facilitarão a vida de todo mundo:

 

Monitoramento da Saúde

A maioria dos wearables, como Smart Watches e Smart Bands de última linha são equipados com sensores como medidor de batimentos cardíacos, monitor de sono, lembrete anti-sedentarismo, pulsómetro, pedômetro (contador de passos) e até eletrocardiograma.

O que fazer com os dados gerados por esses sensores? Algumas empresas já estão fazendo. A Under Armour, grande loja de roupas para o segmento esportivo tem se focado muito em desenvolver roupas inteligentes.

A empresa lançou recentemente uma roupa que monitora todos os aspectos da sua saúde e envia para um aplicativo com um dashboard da sua saúde em tempo real. O mesmo aplicativo pode ser conectado com pulseiras e relógios. Os resultados podem ser compartilhados em tempo real em sua rede social ou enviados diretamente ao seu médico.

AAEAAQAAAAAAAAYPAAAAJGVjZWJjZWY4LTdjMTctNDk3Zi1hYmY0LTI5YTM3MDBkODk5YQ

Monitoramento de Performance de Atletas

O advento dos sensores, roupas inteligentes e os aplicativos de monitoramento de atividade física oferece uma grande aplicação para os técnicos de qualquer esporte. Os treinadores poderão acompanhar em tempo real o desempenho de seus atletas, monitorando o esforço realizado em cada músculo, a velocidade da corrida, a potência de um chute e até mesmo o nível de fadiga de cada atleta.

bc21fcd618a73de9c8b7bd780a16654d

Recentemente desenvolvemos um projeto para uma empresa sediada em Chicago para o monitoramento de partidas de futebol. Através de um aplicativo para um óculos Vuzix, um telespectador em uma arquibancada filma uma partida de futebol. Ao mesmo tempo, o aplicativo está coletando os dados dos sensores e ao término gera um relatório daquela partida. Mágica? Não. É tecnologia. Nós desenvolvemos e já está sendo utilizado. 🙂

 

Aplicações para Arbitragem

Até as mães dos árbitros poderão ficar mais tranquilas com as tecnologias wearables. Sabe aquele juiz que validou um gol que não existiu? Ou aquele bandeirinha que deixou passar um gol impedido? Pois é, erros assim podem custar a eliminação do seu time e já ocorreram em campeonatos muito importantes como na própria Copa do Mundo.

Imagine se o árbitro pudesse dar um replay em cada lance, visto em vários ângulos para confirmar se sua decisão está correta? Com os óculos inteligentes isso é possível.

A novidade foi testada em um jogo de basquete entre Barcelona e Laboral Kutxa pela terceira fase da Euroliga. O device foi utilizado pelo juiz italiano Tolga Sahin para visualizar filmagens de lances polêmicos.

bas_arbitro_oculos_afp_69

Realidade Virtual (Esportes & Turismo)

Já imaginou visualizar um gol do Pelé como se estivesse no próprio estádio?

Com óculos de realidade virtual (VR) isso é possível. Esses óculos fornecem uma experiência de imersão para o usuário. Dessa forma, seria possível se sentir dentro de um estádio lotado, vendo a torcida do seu time cantar como se você estivesse lá dentro.

Além disso, seria possível visualizar gols e lances históricos como se você estivesse dentro do gramado. Já pensou estar dentro do gramado junto com Pelé, Zico, Garrincha, Ronaldo e tantos outros?

pele

As aplicações aqui citadas estão de fato revolucionando por completo os esportes. E em breve muitas outras poderão surgir. Teve alguma ideia? Você trabalha na área esportiva?

Vamos bater um papo sobre isso! Agende uma visita de nossos consultores na sua empresa:

Clique aqui para agendar visita

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *