Aplicações de Wearables na Indústria

Grande tendência na Tecnologia da Informação, a chamada Wearable Computing (Computação Vestível) chegou primeiro no setor industrial.

Grandes empresas dentro e fora do Brasil já estão investindo na implementação de projetos de aplicativos para Wearables, sobretudo para Smart Glass, plataforma que tem se mostrado ideal para a criação de aplicações focadas em ganhos de eficiência operacional devido à característica de deixar o usuário com as mãos livres para executar seu trabalho.

Seguem abaixo exemplos de algumas aplicações que podem ser realizadas em empresas desse setor:

Checklist de Atividades

Uma aplicação muito interessante para Smart Glass na área industrial é para montagem de produtos. Imagine que seus funcionários da linha de montagem estejam equipados com um óculos inteligente. Através de um aplicativo, eles poderão visualizar um passo a passo de todas as atividades que precisam desempenhar em formato de um checklist.

Esse tipo de aplicação fornece inúmeras vantagens, tais como: maior fidelidade aos processos; redução dos erros; maior agilidade na execução das tarefas; maior velocidade no treinamento de novos funcionários.

image_check_by_glass

Executamos um case de sucesso dessa aplicação de checklist na ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo. Em breve publicaremos um post sobre esse projeto.

Treinamento

Esqueça os treinamentos extensos e complicados. Os Smart Glasses podem auxiliar muito e acelerar a capacitação dos novos funcionários. Com os óculos inteligentes, é possível colocar o novo funcionário na prática quase de imediato. O funcionário equipado com um óculos pode acessar fotos e vídeos explicativos sobre as atividades que precisa desempenhar e navegar por esses conteúdos por meio de simples comandos de voz. Enquanto isso ele fica com as mãos livres para executar em tempo real o que está aprendendo.

wearable-intelligence-in-energy-youtube-2015-07-30-17-00-20

Executamos um case de sucesso dessa aplicação de treinamento na CPMH, empresa de Brasília especializada na produção de equipamentos médicos e odontológicos. Em breve publicaremos um post sobre esse projeto.

Inspeção

O processo de inspeção também pode ser otimizado através dos óculos inteligentes. Além de exibir um checklist de inspeção para o inspetor, o aplicativo também pode permitir o registro de fotos e vídeos, sem a necessidade de que o profissional interrompa seu trabalho para manusear um celular.

Através do próprio óculos, o funcionário poderá tirar fotos, gravar vídeos, ler códigos de barra e visualizar todo o passo a passo para realização da inspeção. Em aplicações mais avançadas é possível até mesmo integrar o aplicativo com ferramentas de reconhecimento de imagem, permitindo a detecção automática de avarias através da câmera do óculos. Parece magia mas é tecnologia!

inspecao

Suporte Remoto

Muitas vezes é necessário deslocar um fornecedor ou profissional sênior para resolver problemas sérios em equipamentos. Sempre que isso ocorre, a empresa tem altos custos com viagens, hospedagem e com a hora desse profissional, sem contar com o tempo em que o equipamento precisa ficar parado.

Com os Smart Glass esse problema pode ser resolvido de forma simples. Através de um óculos inteligente, o operador consegue realizar uma vídeo conferência com um especialista remoto compartilhando sua visão em primeira pessoa. Através do aplicativo, o especialista consegue dar zoom na visão do usuário, consegue enviar anexos, mensagens de textos e até desenhar no campo visual do usuário auxiliando-o a resolver o problema.

Remote-Support

Executamos um case de sucesso dessa aplicação de suporte remoto na ArcelorMittal. Em breve publicaremos um post sobre esse projeto.

Prevenção de Erros

A aplicação de checklist que descrevemos no começo do post já é bem eficiente para reduzir erros na execução das tarefas, certo?

Agora imagina que esses erros possam ser reduzidos a zero! Isso mesmo que você leu. Isso é possível através de um conceito chamado Poka-Yoke. Foi um conceito que surgiu no Sistema Toyota de Produção e se baseia em bloquear o funcionamento da próxima máquina caso seja identificado um erro na execução de uma determinada tarefa. Dessa forma, é possível garantir que nenhum erro será realizado durante o processo de produção.

Através dos óculos inteligentes é possível identificar erros (via software de reconhecimento de imagem) e enviar sinais para a paralisação de máquinas (via integração). É claro que trata-se de um sistema bastante sofisticado, mas pode gerar milhões em economia para as empresas.

vw-smart-eyewear

As aplicações aqui citadas estão de fato revolucionando por completo as empresas e seus processos industriais. E em breve muitas outras poderão surgir. Teve alguma ideia? Em qual empresa você trabalha?

Vamos bater um papo sobre isso! Agende uma visita de nossos consultores na sua empresa:

Clique aqui para agendar visita

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *