Aplicações de Wearables em Logística

Os Smart Glasses (óculos inteligentes) se tornaram uma grande “hype” no mercado de tecnologia. Em muitos setores essa tecnologia não se trata apenas de uma moda, mas sim de uma necessidade e um trampolim para ganhos expressivos em produtividade.

Uma das áreas que mais está se beneficiando dos Smart Glass é a Logística. Em uma área que tem o objetivo de prover recursos para a execução de todas as atividades de uma organização, o tempo automaticamente se traduz em dinheiro. E os Smart Glass podem ajudar a empresa a poupar muito tempo, ou seja, muito dinheiro.

Seguem abaixo exemplos de algumas aplicações que podem ser realizadas em empresas desse setor:

Picking

O Picking é um processo fundamental na operação logística de uma empresa. Consiste na separação de produtos para preparação dos pedidos dos clientes. Esse processo pode ser externo (para clientes e distribuidores) ou interno (para outras áreas).

O Picking é um caso clássico onde a velocidade gera dinheiro diretamente. Quanto mais rápida a coleta dos itens, mais pedidos serão preparados e alocados nos caminhões. Dessa forma, a agilidade do Picking está diretamente relacionada à receita da empresa no curto prazo.

Através de um Smart Glass é possível criar um aplicativo que auxilia a busca por um produto dentro de um armazém ou centro de distribuição. O app exibe ao usuário em um óculos os itens que precisa coletar e a localização exata. A ordem é exibida de forma otimizada de acordo com a proximidade, evitando assim longos deslocamentos.

picking

Fizemos uma demonstração de uma aplicação semelhante a essa no evento Market Place IT realizado pela Mercedes-Benz durante os dias 23 e 24 de maio de 2016. Em breve publicaremos um post sobre esse projeto.

Planejamento de Depósito

Permite que o usuário visualize através da realidade aumentada, modificações na planta do depósito. O usuário pode adicionar ou remover paredes e outras estruturas. O objetivo dessa aplicação é permitir um planejamento mais eficaz do espaço físico, gerando eficiência e reduzindo custo de obras desnecessárias.

logistica1

Verificação de Entrega

Através do Smart Glass é possível fotografar os QR Codes ou códigos de barra dos produtos. Dessa forma, o aplicativo calcula automaticamente a quantidade de itens que será transportada e já verifica se o veículo está pronto para a entrega.

logistica2

Poscionamento de Pacotes

Através de um aplicativo para Smart Glass, o motorista recebe informações sobre os pacotes que deve carregar, tais como: largura, altura, profundidade, peso e se é frágil ou não. O aplicativo também recebe informações do trajeto, tais como: se possui ladeiras e curvas. Com base nessas informações, o aplicativo indica ao motorista onde é o melhor local para posicionar os pacotes no veículo. O objetivo do aplicativo é evitar pacotes danificados e consequentemente reduzir o custo do transporte.

logistica3

Reconhecimento Facial

O entregador, equipado com um óculos inteligente, tira uma foto do cliente e o aplicativo automaticamente compara esta foto com uma foto cadastrada previamente na base de clientes da empresa. O objetivo desse aplicativo é aumentar a segurança da entrega, garantindo que somente aquele determinado cliente possa receber o pacote.

logistica4

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *